Ergonomia
O Laboratório de Ergonomia e Colheita Florestal – LABERGO (DEF-UFV), criado em 1984, visa proporcionar meios para realizar ensino, pesquisa, extensão, inovação, estudos e consultorias nas áreas florestal, agrícola e de engenharia de produção e servir de apoio aos trabalhos de graduação e pós-graduação dos cursos e programas relacionados com o Departamento de Engenharia Florestal e o de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP).
O edifício do Laboratório possui:
- Oito salas para equipamentos, aulas e apoio, totalizando aproximadamente 500 m².
- Instrumentos modernos para medições de dispêndio energético, capacidade aeróbica, antropometria, audiometria, ambiente térmico, velocidade do ar, umidade do ar, vibração, ruído, frequência cardíaca, iluminação, biomecânica (força, postura), índice de massa corporal entre outros.
- Metodologias e softwares de avaliação ergonômica e de operações de colheita florestal.
- Ferramentas manuais, motosserras e outros equipamentos de uso na pesquisa, ensino e extensão na área de Colheita Florestal.
- Acervo de livros e revistas de uso nas áreas de Ergonomia e Colheita Florestal.
- Computadores, notebooks e mobiliário de suporte.
Os materiais e métodos do Laboratório são utilizados nas pesquisas desenvolvidas em nível de graduação (Iniciação Cientifica, Monografias e Estágios) e pós-graduação (mestrado e doutorado) dos departamentos vinculados e que têm parceria de pesquisas e orientações de estudantes.
O LABERGO desde do ano de 2000 organiza o evento denominado Simpósio Brasileiro sobre Ergonomia e Segurança do Trabalho Florestal e Agrícola – ERGOFLOR.
O laboratório atende ao ensino do curso de Engenharia Florestal e de Engenharia de Produção e Mecânica com parceria com o Professor Luciano José Minette.