Endereço

Departamento de Engenharia Florestal
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3612-4153
E-mail: def@ufv.br

Viveiro Florestal

Missão :
Atender as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em especial do Departamento de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação, em nivel de mestrado e doutorado, em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Viçosa.
Promover o desenvolvimento técnico-científico, com alto padrão de qualidade, da área de propagação de espécies florestais nativas e exóticas.

Objetivo:
Produzir mudas de espécies florestais nativas e exóticas de grupos ecológicos distintos, pelos métodos sexuados e assexuados.
Servir de laboratório para pesquisa e experimentação sobre propagação, exigências nutricionais e manejo de viveiro de espécies florestais.
Possibilitar treinamento de estudantes de ensino médio e superior, matriculados em cursos afins à Ciência Florestal, na forma de estágio voluntário ou curricular.

Estrutura:
O viveiro florestal ocupa área de 22.000 m2, onde são conduzidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, pertinentes à área de propagação de espécies arbóreas, sendo dividido em viveiro de pesquisa.
O viveiro de pesquisa possui casa de vegetação climatizada, com controle de temperatura e umidade relativa do ar, com capacidade para 48.000 mudas; casa de sombra com igual área; casas de vegetação, sendo a primeira para o desenvolvimento de pesquisas em vasos, com espaço para abrigar 1.000 vasos de 2,5 dm3 de capacidade e a segunda com área de 280 m2 para o desenvolvimento de pesquisas em geral; área protegida com 340 m2; pátio para crescimento e rustificação de mudas, com canteiros suspensos, para pesquisas relacionadas com a produção de mudas em tubetes; pátio com canteiros a pleno solo, para pesquisas relacionadas com a produção de mudas em sacolas plásticas; sala de aula, com capacidade para 30 lugares, onde são ministradas partes de aulas práticas. Possui, também, um jardim clonal, com irrigação por gotejamento, e um minijardim clonal em canaletão, com sistema de fertirrigação por gotejamento, para estudos de propagação vegetativa por estaquia e miniestaquia, respectivamente.
Ainda nas dependências do viveiro florestal, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, do Estado de Minas Gerais, existe área para a produção de mudas destinadas ao fomento florestal, com capacidade para produção de 3.000.000 mudas por ano.

 

9_img75


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados