Ecologia e Fisiologia Florestal

O Laboratório de Ecologia e Fisiologia Florestal (LEF) tem como finalidade dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão em área que envolve o conhecimento da dinâmica de crescimento das plantas em habitats naturais e artificiais. Procura-se, nas pesquisas, o entendimento das condições ambientais e suas relações com as plantas, o que favorece a escolha de métodos de manejo dos ecossistemas florestais naturais e artificiais, visando aumento da sua produtividade de forma sustentável.

Recentemente, tem sido dada ênfase ao uso múltiplo das florestas plantadas, especialmente para serraria e fabricação de móveis, em substituição a espécies florestais nativas. Para subsidiar a tomada de decisões sobre a forma de aplicar a desrama artificial, estão sendo desenvolvidos estudos de avaliação do crescimento das árvores e da qualidade da madeira em povoamentos de eucalipto submetidos a desrama artificial, o que tem possibilitado a orientação da aplicação comercial desta técnica.

Os estudos de florestas nativas relativos a mapeamento e descrição dos fragmentos florestais e, dinâmica da regeneração natural de florestas nativas secundárias, permite a orientação de seu manejo adequado visando a sua sustentabilidade. Como resultado desses estudos, é possível a obtenção de florestas de produtivas, envolvendo a obtenção de produtos de melhor qualidade nas florestas implantadas, e, maior biodiversidade nas florestas nativas.