Geoprocessamento
No contexto do Departamento de Engenharia Florestal, o Geoprocessamento está vinculado à área de manejo e tem como objetivo apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alicerçado no Sistema de Informações Geográficas e no Sensoriamento Remoto, a equipe de geoprocessamento do Departamento de Engenharia Florestal vem desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e com aplicações relevantes e inovadoras em nossa sociedade.
Atualmente, o Geoprocessamento conta com 3 salas, todas no Departamento de Engenharia florestal. Na sala 9 encontra-se o laboratório SIGMA – SOLUÇÕES EM INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA PARA O MEIO AMBIENTE, onde são ministradas aulas e cursos de Sistema de Informações Geográficas. O laboratório possui um amplo espaço, dividido entre sala de aula e pesquisa utilizadas para melhor atender os alunos de graduação e pós-graduação. Na sala 4 são ministrados cursos de sensoriamento remoto e GPS, atendendo cursos de graduação e pós graduação. Já na sala 3 encontra-se um grande acervo de aerofotos obtidas de câmeras métricas e não métricas, datadas dos anos 60 aos dias atuais. Com o auxílio de estereoscópios as imagens são manipuladas e utilizadas em estudos retrospectivos, de impacto ambiental e restauração florestal.
O Geoprocessamento conta com uma equipe de Professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, é coordenado pelos professores José Marinaldo Gleriani, Cibele Hummel do Amaral e Alexandre Simões Lorenzon.
O SIGMA também é responsável pelo Dia do Sistema de Informação Geográfica (GISday UFV), iniciado em 2013, e a Semana do Software Aplicado às Ciências Agrárias (SSACA), iniciado em 2017. Esses eventos têm como principal objetivo a criação de um espaço de atualização e troca de experiência entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área de geotecnologia.