Editora UFV lança publicação pioneira no Brasil sobre árvore Teca

O crescente interesse pela árvore Tectona grandis L. f., mais conhecida como Teca, motivou o lançamento pela Editora UFV do primeiro livro brasileiro sobre o processo produtivo dessa madeira tropical nobre, apreciada por sua resistência a condições adversas e pelo seu caráter sustentável. A obra Teca: do Plantio à Colheita tem como autores os professores da UFV Helio Garcia Leite e Aluizio Borém e os engenheiros florestais Fausto Takizawa e Reginaldo Antônio Medeiros.

Com grande valor econômico, a Teca foi trazida da Ásia para o Brasil, que hoje é um de seus maiores produtores, especialmente no Mato Grosso e no Pará, embora venha se expandido em outros estados. Essa expansão acontece à medida que mais investidores passam a se interessar por seu cultivo, que requer conhecimento especializado. Seu ciclo leva em torno de 20 a 25 anos, período em que deve haver manejo apropriado, desbastes, desrama (técnica de poda controlada), regulação apropriada do solo, controle de matocompetição, pragas e doenças e prevenção de incêndios, entre outros cuidados.

O livro Teca: do Plantio à Colheita pode ser adquirido pelo site da Livraria UFV, onde estão disponíveis mais informações.