Informativo

Funcionário do DEF recebe prêmio da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel

O mestre em Tecnologia de Celulose e Papel pela UFV e funcionário da Universidade Gustavo Souza Lima Bittencourt de Souza recebeu da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel o prêmio de melhor trabalho na categoria estudante. A premiação aconteceu no último dia 25, durante a abertura do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, realizado na Expo Center Norte, em São Paulo.

Intitulado Efeito da impregnação prolongada dos cavacos no rendimento e branqueabilidade da polpa kraft de eucalipto, o trabalhoconcorreu com outros 104, tendo recebido a pontuação máxima dentre todos. As contribuições científica e tecnológica do trabalho é a nova técnica de impregnação prolongada de cavacos, que resulta em polpa celulósica de rendimento significativamente mais alto que a produzida por processos tradicionais, com a vantagem de não gerar rejeitos descartáveis.

Gustavo trabalha no Laboratório de Celulose e Papel da UFV, centro de referência para a academia e indústria de celulose de fibra curta mundialmente. Sua dissertação foi realizada sob a orientação do professor do Jorge Luiz Colodette, do Departamento de Engenharia Florestal, e contou com a parceria de importantes empresas do setor de celulose nacional.

Vale lembrar que a parceria entre a Universidade e empresas é incentivada pelo Programa de Mestrado Profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel da UFV, que teve início em 2007, pelo Departamento de Engenharia Florestal, e já formou mais de 50 mestres.

(Fonte: Tiago Tensol)