O Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra teve seus primeiros filhotes nascidos em cativeiro

É com muita alegria que informamos a vocês que nasceram os primeiros bebês auritas aqui no CCSS. No dia 19 de novembro Chiquita e Caju se tornaram papais de gêmeos, e o CCSS deu um grande passo para a conservação dessa espécie tão ameaçada. Você sabia que em saguis é muito comum que ocorra a gestação gemelar ou trigemelar? Isso acontece por que as fêmeas podem apresentar ovulações de dois, três ou quatro óvulos por ciclo, e por essa razão é possível que ocorram gestação simples, gemelar, trigemelar e até mesmo quadrigemelar. Entretanto, sabe-se que nos casos em que exceda esse número, a taxa de sobrevivência é baixa. Além disso, o alto número de filhotes também afeta a fêmea, pois o peso desses pode acabar ultrapassando 20% do peso corporal materno, o que dificulta a locomoção e pode alterar a homeostase. O nascimento desses queridos filhotes representa, para nós, uma grande retribuição por todo o trabalho exercido até aqui e é muito gratificante ver o resultado disso.  E você, ja viu um bebê aurita?

Chiquita_filhotesIMG_0015(1)184A9738(1)Nascimento de filhotes