Pesquisadores da UFV participam de artigo publicado na Science Advances

O professor Sebastião Venâncio Martins, do Departamento de Engenharia Florestal, e o pós-doutorando Pedro Manuel Villa estão entre os coautores do artigo Strong floristic distinctiveness across Neotropical successional forests, publicado, na última semana, na Science Advances.

O estudo, realizado pela rede internacional de pesquisa 2ndFOR, que envolve mais de 100 pesquisadores de 18 países, mostra que as florestas em processo de regeneração em áreas agrícolas abandonadas não são todas iguais e podem ajudar a restaurar e conservar as distintas regiões ecológicas (biomas) nas Américas.

A equipe de ecólogos que participou do estudo estabeleceu 1.215 parcelas em florestas em processo de regeneração do Oeste do México ao Sul do Brasil. Eles encontraram uma grande variação nas espécies de árvores entre regiões, resultante da combinação da história evolutiva do continente e das condições ambientais atuais. Os pesquisadores descobriram que a composição de espécies de florestas jovens em regeneração é muito variável em todo o continente, formando 14 regiões florísticas distintas. Isso os surpreendeu, pois pensava-se que essas florestas jovens seriam dominadas pelo mesmo pequeno conjunto de espécies pioneiras generalistas.

O estudo indicou que as mudanças globais podem induzir modificações na composição de espécies, levando a uma homogeneização dessas florestas e reduzindo a diversidade de biomas em escala continental. Para evitar e mitigar tais consequências, pesquisadores sugerem que se preste muita atenção à seleção de espécies e sejam priorizadas as espécies locais em ações de restauração florestal.

O artigo completo pode ser acessado em: tinyurl.com/5n6c58sb.
WhatsApp Image 2022-07-07 at 19.41.23 (1)