Projeto da UFV é finalista de desafio promovido pela WWF-Brasil

O projeto Zoneamento Climático no Estado de Minas Gerais para Múltiplos Biomas, do Grupo de Pesquisa em Micrometeorologia (Micromet), é um dos oito finalistas – dentre 132 inscritos – do Desafio Ambiental, promovido pela WWF-Brasil. Integram o projeto Heitor Filpi, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), e as professoras Hemlley Acioli Imbuzeiro (DEA) e Cibele Hummel Amaral (Departamento de Engenharia Florestal).

Heitor Filpi explica que o projeto visa realizar um zoneamento climático das principais essências florestais utilizadas na recuperação de áreas degradadas e em plantios para fins de regularização ambiental em Minas Gerais. Em síntese, o objetivo é gerar uma ferramenta, em forma de aplicativo, para subsidiar a tomada de decisão no que se refere ao aumento da eficiência dos plantios para a restauração florestal. A princípio, a escala de impacto do projeto abrange somente Minas Gerais. A ideia, contudo, é que, futuramente, o projeto possa se expandir para os demais estados brasileiros e, até mesmo, servir de modelo para outros países.

Votação
Além de participarem de uma imersão, entre os dias 18 e 21 de setembro, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, os finalistas serão avaliados por um júri técnico e um popular, que escolherão as três melhores propostas. Dois projetos serão selecionados pelo júri técnico, composto por um representante de cada parceiro do Desafio. O outro será escolhido pelo voto popular. Pode participar qualquer pessoa física, sendo um voto para cada CPF. Para votar no projeto que representa a UFV, basta acessar este link. A premiação acontecerá no Dia da Árvore (21 de setembro).

O Desafio é uma parceria da WWF-Brasil com Impact HUB, Sebrae, Ministério do Meio Ambiente e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Seu objetivo é fortalecer experiências inovadoras e modelos de negócio e de produção que promovam a restauração florestal.

Mais informações estão no link www.desafioambiental.org.br

Adriana Passos