UFV e MMA oferecem nova turma de Capacitação a distância para Sistema de Cadastro Ambiental Rural

A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV abrirá uma nova turma para a Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Cap-CAR. Trata-se de uma parceria da UFV com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e o Serviço Florestal Brasileiro. O curso foi desenvolvido a partir de convênio entre o MMA e Universidade Federal de Lavras (Ufla). O CAR é um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

Estão sendo oferecidas cinco mil vagas, na opção de estudo de curso livre, gratuitamente para facilitadores que atuarão na inscrição de imóveis rurais no CAR, preferencialmente, dos agricultores familiares.

O curso, que faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural, será realizado totalmente a distância, na versão sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula, o equivalente a dois meses de duração, com início previsto para 17 de março.

Os interessados deverão se inscrever de 2 a 16 de março, no portal do projeto, onde podem ser obtidas mais informações. Outros detalhes pelo telefone (31) 3899-3987, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: gtr.cead@gmail.com

Gestão Territorial Rural
Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural envolve ainda um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos, e identificação de oportunidades.

Também haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria MMA e UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.

(Fonte: Cead)