UFV é TOP 100 em floresta no mundo

A UFV está entre as dez melhores universidades latinoamericanas na área de ciências agrárias e floresta. O ranking, divulgado esta semana pelo QS World University Rankings, revela que a UFV recuperou os índices de excelência e posiciona-se novamente entre as 100 melhores universidades do mundo, considerando-se estas áreas.

Nos índices da América Latina, a Universidade está em sétimo lugar. No Brasil, ocupa o quarto lugar e, em Minas Gerais, o primeiro. Antecedem a UFV as seguintes universidades: USP, Unicamp e Unesp. O detalhamento do ranking permite auferir que, nestas áreas, a UFV ocupa o 78º lugar no mundo e a 88º  entre os países dos Brics, grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o bom desempenho da UFV em ciências agrárias representa o reconhecimento do trabalho de professores, servidores e estudantes nestes quase 90 anos em que a Universidade dedica-se a esta área. “A UFV foi a primeira universidade brasileira a criar uma pós-graduação e foi justamente em Fitotecnia. Nossos cursos de graduação cresceram com a tradição de pesquisa, o que é fundamental para a boa formação de nossos alunos”, ressaltou a reitora.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Peternelli, também destacou que a tradição dos cursos de ciências agrárias e a excelência na pós-graduação ajudam a explicar o sucesso da UFV neste ranqueamento internacional. “Dos 48 programas de pós-graduação da UFV 19 são das ciências agrárias e, destes, 16 são níveis de excelência nas avaliações da Capes, isso certamente reflete-se na maneira como nossos pesquisadores são vistos pelo mercado”, disse o pró-reitor.

O QS World University Rankings identifica as universidades mais fortes do mundo em 30 áreas diferentes. O ranqueamento visa subsidiar empregadores na busca por profissionais qualificados, bem como oferecer aos estudantes a oportunidade de escolher uma instituição com base no seu desempenho específico na área de interesse.

O ranking é elaborado considerando indicadores como: reputação acadêmica, reputação entre os empregadores, número de professores por estudantes, citações e número de professores e alunos estrangeiros.

(Léa Medeiros)