Visita ao Laboratório de Análise de Sementes Florestais – LASF-UFV

O Departamento de Engenharia Florestal – DEF, juntamente com o Laboratório de Análise de Sementes Florestais – LASF, recebeu no dia 20 de Junho a visita da Escola Estadual Prefeito Antônio Arruda,  de Guiricema-MG . Os alunos do primeiro ano do ensino médio juntamente com a professora Dayana Nascimento Santos de Faria foram recepcionados pela Professora Lausanne Soraya de Almeida, Técnico José Mauro Ferreira e representante da Sociedade de Investigação Florestal – SIF, Marquione Fátima Lima Cardoso. Como parte de Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria do Estado de Minas Gerais, os alunos estão desenvolvendo um trabalho de pesquisa com sementes da espécie nativa Guarea guidonia (L.) Sleumer., pertencente à  família botânica Meliaceae e popularmente conhecida na região como madre-de-deus, visando a produção de mudas para diversos usos ambientais na região. Diante disto, realizaram a visita ao LASF com o objetivo de conhecer os materiais, equipamentos e metodologias utilizadas nas análises e avaliações de testes de germinação de sementes, tendo como foco também a troca de informações teóricas sobre colheita, quebra de dormência, germinação e manejo de sementes. A troca de sinergia entre universidade e comunidade externa é um dos papéis dos professores da UFV, portanto este tipo de atividade ao mesmo tempo que é tão simples, é muito engrandecedora para a formação de jovens cientistas.

A equipe do LASF agradece aos Professores Jacovine, Cassinha, Gumercindo, Gleison e Sebastião Valverde por terem disponibilizado materiais informativos que foram distribuídos aos alunos e que auxiliam no aprendizado e divulgação do nosso curso de Engenharia Florestal.

20220620_151847